Presidente do CRMV-MS auxilia ação de bombeiros do PR em Corumbá

Categoria: Acadêmicos, Curiosidades, Destaques, Incêndio no Pantanal, médicos veterinários, Meio Ambiente, Saúde Única, SOS Animais Silvestres, zootecnistas | Publicado em: 05/10/2020

Neste domingo (04) retornando de Corumbá, o presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária de Mato Grosso do Sul (CRMV-MS), Rodrigo Piva juntamente com representante do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), Rodrigo Montezuma, acompanharam a ação de bombeiros do Paraná (PR) que somam forças aos sul-mato-grossenses na luta contra o incêndio do bioma pantaneiro. Piva e Montezuma, são médicos veterinários e auxiliaram, com os conhecimentos na área, na busca e atendimento aos animais silvestres.

Uma guarnição do Corpo de Bombeiros Paranaense, composta pelo 2º Sargento Daguetti e pelo Soldado Marquetto, estavam à frente da operação e informaram estar em atividade desde o dia 14 de setembro, tendo atuado inicialmente no Pantanal Mato-grossense e depois compuseram o corpo de apoio no combate aos incêndios no Pantanal sul-mato-grossense, atuando no Parque Nascente do Taquari e posteriormente designado para as atividades de combate aos incêndios nas margens da BR-262.

As atividades são desenvolvidas com caminhão pipa e os incêndios são combatidos com água e abafamento, Para o 2º Sargento Daguetti “a maior dificuldade no combate aos incêndios é o acesso difícil, pois o incêndio as vezes começa às margens da rodovia e se distancia, dificultando o alcance da mangueira do caminhão pipa” pontuou.

O Soldado Marquetto informou que “no Pantanal do Mato Grosso o incêndio foi mais grave que no Mato Grosso do Sul, aqui, por exemplo, não vimos muitos animais feridos como lá, aqui o combate tem sido preventivo.”

Para o Presidente do CRMV/MS, o médico veterinário Rodrigo Piva “é importante que médicos veterinários sejam contratados e designados para atuarem em conjunto com essas equipes de combate aos incêndios, para poderem contribuir de forma ativa no tratamento de animais que porventura sejam vítimas das queimadas, fazendo ainda a prevenção para que a fauna seja preservada”. Pontuou.

Já para o Médico Veterinário Rodrigo Montezuma “a grande preocupação são as cercas utilizadas para prevenir que os animais adentrem às estradas e sofram atropelamento, que servem de barreira, impedindo os animais de fugirem das chamas, ou seja, uma coisa que ajuda de um lado pode trazer prejuízos por outro”. Disse o representante do Conselho Federal de Medicina Veterinária.

Foi possível constatar que mesmo em meio a muitos focos de incêndio o pantanal Sul-Mato-Grossense continua vivo e com a diversidade de espécies preservadas, fruto da inegável dedicação das autoridades Sul-Mato-Grossenses, que buscaram medidas preventivas e imediatas para evitar que o dano fosse ampliado, sendo motivo de reconhecimento a dedicação voltada à proteção e preservação do bioma pantaneiro.

É inegável que existe uma estiagem sem precedentes recentes, pois a planície que foi sempre alagada nos últimos 40 anos, hoje está seca, não se pode precisar se é fruto do aquecimento global ou se é uma sazonalidade, pois pessoas de mais idade que vivem há muito tempo no Pantanal Sul-Mato-Grossense relatam que na década de 70 houve um período de seca tal como agora, e o pantanal se recuperou.

Uma das grandes causas de queimadas à beira das rodovias é o descarte indevido de pontas de cigarro, cacos de vidro e objetos metálicos, que podem gerar chamas na matéria orgânica suscetível da combustão. Além do combate aos focos de incêndio é necessária uma grande conscientização para motoristas que transitam em rodovias, para que não descartem lixo às margens evitando assim que iniciem focos de incêndio.

O sistema CFMV/CRMVs tem função de normatiza e fiscalizar o exercício da profissão médico-veterinária e Zootécnica para garantir que os interesses de natureza difusa e coletiva sejam preservados, sempre afirmando que o Médico veterinário e o zootecnista são profissionais de extremo valor na garantia e promoção do bem-estar animal para preservação e proteção da fauna para as presentes e futuras gerações.