CALENDÁRIO (67) 3331-1655
Atendimento: Seg a Sex - 12h às 18h

Notícias


Governo prepara decreto que institui o GRETAP-MS – Grupo de Resgate Técnico Animal

Categoria: GRETAP/MS, SOS Animais Silvestres | Publicado em: 17/12/2020

O Governo do Estado prepara decreto que institui o Comitê Interinstitucional de Resgate Técnico Animal, sob a denominação de GRETAP-MS – Grupo de Resgate Técnico Animal Cerrado Pantanal. A medida, proposta pela Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) foi motivada em meio às ações emergenciais de socorro aos animais vítimas dos incêndios florestais ocorridos no Pantanal e unidades de conservação de Mato Grosso do Sul.

O texto do decreto foi apresentado na quarta-feira (16) na reunião do CECA (Conselho Estadual de Controle Ambiental) de Mato Grosso do Sul pelo secretário adjunto da Semagro, Ricardo Senna. “Os incêndios florestais ocorridos ao longo de 2020, além dos prejuízos com a flora, também atingiram a fauna. Por isso, criamos um grupo que nasceu de forma espontânea pela articulação da Semagro, Imasul, CRMV-MS e universidades e depois juntaram-se as outras duas ongs que têm a expertise nas áreas mais afetadas pelos incêndios”, comenta Ricardo Senna.

De acordo com o texto do decreto apresentado, o Comitê Interinstitucional de Resgate Técnico Animal fica vinculado à Semagro e irá atuar sob a denominação de GRETAP-MS – Grupo de Resgate Técnico Animal Cerrado Pantanal. Ao todo 10 instituições fazem parte do GRETAP-MS: a Semagro, Imasul, CRMV-MS, UCDB, Ibama, Instituto Tamanduá, Instituto do Homem Pantaneiro – IHP, Fundação Municipal do Meio Ambiente de Corumbá, UFMS e PMA. O decreto deve ser publicado nas próximas semanas pelo governador Reinaldo Azambuja.

“O nome é de resgate técnico porque muitos voluntários nos procuraram, mas não tinham conhecimento de como se comportar diante de situações de risco em uma mata, não tinham suporte da PMA ou do Imasul. Também ocorreu de se juntar muito alimento que não iria contribuir na dieta de recuperação dos animais”, lembra o secretário adjunto da Semagro.

À medida em que o trabalho foi evoluindo, as instituições do GRETAP foram organizando e orientando os voluntários sobre uma série de procedimentos no atendimento aos animais, sobre o tipo de comida que era necessário e onde levá-la. “Foram protocolos internacionais para esse tipo de situação e decidimos instituir o Grupo oficialmente e de forma permanente, dando suporte à Semagro e ao Imasul em todo o Estado e não somente em situação de incêndios florestais”, informa Ricardo Senna.

O GRETAP-MS atua sob a coordenação da Drª Paula Helena da UCDB e CRMV-MS. Há poucas semanas, o grupo participou do Simpósio Brasileiro de Medicina Veterinária de Desastres em Belo Horizonte. “Nós mostramos aos participantes as metodologias de resgate no Pantanal/Cerrado em ambiente de fogo. O GRETAP mal começou e já estamos entre os grandes do Resgate Técnico Animal do país”, comentou Paula Helena.

Publicado por: Marcelo Armôa, Assessoria de Comunicação da Semagro


Compartilhe:



Ver mais notícias

Deixe um Comentário








Ver galeria de fotos

Ver galeria de vídeos

Ver galeria de podcasts