CRMV/MS entrega prêmio de reconhecimento por projeto com Pecuária Saudável ao Senar

Categoria: Destaques, Divulga CRMV-MS, Eventos, MAPA, Pecuária, Saúde Animal | Publicado em: 21/10/2021

O CRMV/MS (Conselho Regional de Medicina Veterinária) entregou na quarta-feira (20) o Prêmio Pecuária Saudável – Educação e Comunicação para a Defesa Sanitária, ao Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Mato Grosso do Sul), que conquistou o primeiro lugar na premiação nacional.

O Programa de Educação Sanitária e Saúde Animal, desenvolvido pelo Senar MS competiu com outros 14 projetos na categoria instituições privadas. O projeto desenvolve ações de educação e comunicação social sobre redução de riscos zoosanitários, destinadas a produtores rurais, técnicos, estudantes e demais interessados no setor agropecuário.

Presidente do Sistema Famasul, Marcelo Bertoni explica que o prêmio é importante pois mostra o trabalho efetivo do Senar junto aos produtores, mostrando a qualidade em levar informações ao pequeno produtor do campo.

“Estamos muito felizes pelo reconhecimento do nosso trabalho. Este prêmio é muito importante para o estado e mostra o quanto a instituição está engajada em questões sanitárias junto aos produtores rurais, orientação para produzir de forma sustentável e com segurança alimentar”, acrescentou a médica veterinária, idealizadora do programa, Fernanda Oliveira.

Presidente do CRMV/MS, Rodrigo Piva destacou que o prêmio foi criado pelo conselho federal como forma de reconhecer o que é realizado em todo o país em relação a sanidade animal e é com alegria, que vê Mato Grosso do Sul conquistar o primeiro lugar.

“Propagar a importância da sanidade animal é um processo contínuo que visa promover o conhecimento e, como consequência, mudanças nas atitudes e no comportamento da população diante dos problemas sanitários, melhorando as condições diretas e indiretas de saúde Por isso, o prêmio vem coroar o trabalho realizado pelo Senar MS que colabora com a disseminação das informações sobre a sanidade animais para produtores, técnicos, estudantes e todos os interessados no setor agropecuário”, disse.

Sobre o Prêmio  – Lançado em março deste ano, o Prêmio Pecuária Saudável é organizado pela CNA (Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil), CFMV (Conselho Federal de Medicina Veterinária) e Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento).

O concurso recebeu 49 inscrições, sendo 34 de entidades públicas, 14 de instituições privadas e uma do terceiro setor. Do total, 16 projetos são da Região Sudeste, 15 da Região Sul, 09 do Centro-Oeste, 06 do Nordeste e 03 do Norte do país.

Para escolha dos vencedores foram considerados os critérios relevância, aplicabilidade, inovação, qualidade e resultados. A partir do prêmio, os projetos vencedores serão base para a estruturação de um modelo de comunicação social direcionado à retirada da vacinação em todo o território nacional.