CRMV-MS defende atuação de Médico Veterinário como responsável pela Microchipagem nos pets em CG

Categoria: Destaques, legislações, Meio Ambiente, Notícias | Publicado em: 17/06/2020

O Conselho Regional de Medicina Veterinária de Mato Grosso do Sul (CRMV-MS) participou, na quarta-feira (10), de reunião na Subsecretaria de Bem-Estar Animal de Campo Grande para tratar da regulamentação da Microchipagem de Animais de Companhia na Capital, por solicitação do vereador Francisco Veterinário.

O presidente do CRMV-MS, Rodrigo Piva ressalta a importância da regulamentação da Lei de Microchipagem. “Com a implantação dos microchips nos animais de estimação haverá maior controle sobre a saúde do pet, bem como as informações dos donos, que por vezes abandonam os animais, seja por falta de condições financeiras de continuar cuidando, ou por apenas não querer mais o animal e simplesmente o descarta na rua, sem se importar com o bem-estar dele”.

Segundo Rodrigo Piva todo tutor deve ter consciência da guarda responsável do animal, ou seja, ele é responsável por seu animal de estimação desde que o adquire até que venha a óbito. É uma forma de diminuir a incidência de abandono dos pets aqui em Campo Grande”, afirma.

Alem do combate ao abandono e posse irresponsável, a microchipagem pode auxiliar na identificação de animais perdidos ou furtados de suas famílias, onde idosos e crianças sofrem com a falta da alegria que tinham com o pet.

No encontro foram atualizadas as informações de como estão os andamentos no desenvolvimento do programa que será utilizado para o cadastro dos animais microchipados e seus respectivos tutores, e também os profissionais que se habilitarão para realizar a microchipagem.

Piva disse ressaltou a importância de os médicos veterinários serem os responsáveis pela inclusão dos microchips nos animais, bem como do cadastro desses dados junto ao Programa que está sendo desenvolvido pela Prefeitura de Campo Grande.

“O médico veterinário é um profissional da saúde, reconhecido pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Nossa defesa é para que a Prefeitura de Campo Grande, garanta a prerrogativa dos médicos veterinários como os únicos habilitados para realizar o procedimento, pois isso garante a regularidade do procedimento e segurança para que o animal fique protegido de reações indesejadas decorrentes de negligência, imprudência e imperícia de pessoas sem qualificação profissional adequada”, finalizou.

A dra. Paula Helena Santa Rita, conselheira do CRMV-MS, também participou o encontro e destacou a importância da participação do veterinário, enquanto profissional da saúde qualificado para prevenção e combate das zoonoses. “A participação do CRMV-MS, junto aos demais órgãos, foi imprescindível para melhor estruturar a lei da microchipagem fazendo valer a atuação do médico veterinário”.

Também discutidos alguns pontos específicos do Projeto de Lei que irá determinar quais as regras para o cadastro e também as penalidades para o caso de desrespeito à lei.

“Com essa reunião conseguimos ajustar os últimos pontos do Projeto de Lei que será apresentado à Câmara Municipal para atualização da atual legislação. A microchipagem trará vários benefícios aos animais, como a devolução aos seus tutores em caso de fuga, e também trará aos tutores mais responsabilidade, visto que se encontrado animal abandonado ou com sinais de maus tratos, o tutor poderá ser responsabilizado”, explicou o Vereador Veterinário Francisco.

Além dos nominados, também participaram do encontro: a Subsecretária do Bem-Estar Animal (SUBEA) Drª. Ana Cristina Camargo, a Coordenadora do Centro de Controle de Zoonoses Drª. Juliana Resende, a médica veterinária Drª. Márcia Chaves representando a Associação Nacional de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais de Mato Grosso do Sul (ANCLIVEPA/MS), também o Diretor de Projetos Sr. Luiz César representando a Agência Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação (AGETEC) e o Sr. Otanael da Silva presidente do Conselho Municipal do Bem-Estar Animal (COMBEA).

Ascom CRMV-MS

Com informações da Assessoria do vereador Francisco Veterinário.