CALENDÁRIO (67) 3331-1655
Atendimento: Seg a Sex - 12h às 18h

Notícias


Coronavírus: Como cuidar do seu pet?

Categoria: Bem-Estar Animal, Comissões, coronavírus, Curiosidades, Destaques, médicos veterinários, Notícias, zootecnistas | Publicado em: 08/05/2020

Atualmente estamos todos impactados com as mudanças que a Pandemia do Coronavírus gerou em nossas vidas. Nossas relações sociais, familiares, as esferas do trabalho, educação e saúde estão sob constante tensão, provações e por vezes muitas, dificuldades.

Nosso comportamento é uma demonstração disso, ele “reage” a toda a esta realidade, assim como nossa capacidade emocional, que por muitas vezes encontra-se fragilizada.

Em um país onde a presença dos Pets é tão marcante, e sua importância nas relações humanas e seu firmamento como membros de uma família dita multiespécie, é natural nossa preocupação com eles neste cenário de pandemia. E claro, a qualidade da nossa relação com nossos animais.

Será que nossos pets também podem ser impactados com toda esta mudança de rotina, de comportamento e fatores sociais que vivemos?

A resposta é, obviamente, sim!

A ciência já trouxe as muitas evidências de que seres humanos e seus pets podem ser definidos como uma família multiespécie, justamente, porque ambas possuem condições biológicas e sociais para desenvolverem laços e uma interação duradoura e funcional. Isto só é possível porque ao longo da evolução destes animais e da nossa própria história evolutiva, as influências foram mútuas e garantiram que processos de comunicação e aprendizagem fossem possíveis entre espécies diferentes.

Então, podemos nos influenciar. Nossos ambientes são compartilhados, e nossas relações emocionais misturadas como o faríamos com qualquer outro ser humano.

Desta forma, a socialização, os processos cognitivos (como a aprendizagem, a memória, etc.), o comportamento como um todo, estão intimamente relacionadas com o ambiente partilhado destes animais com o nosso.

Isso significa que mudanças bruscas no meio social refletem mudanças no comportamento em nós e nossos pets.

O maior problema de comportamento em pets em nosso país é associado a distúrbios de ansiedade, e entre eles, a ansiedade de separação, onde o animal apresenta um conjunto de sintomas de sofrimento e angustia na ausência do tutor.

Isso significa, que quando nossas rotinas irem retornado gradativamente, novamente haverá uma mudança no ambiente, e seu pet, dependendo do que foi aprendido e de suas particularidades biológicas, poderá estar sujeito a quadros de ansiedade na sua ausência.

Desta forma, é importante que um profissional, um Etologo (especialista em comportamento animal), oriente o processo, para que sua relação com seu pet no dia a dia não seja prejudicada ao ponto de comportamentos de dependência e não adequados serem fixados e mantidos.

É possível planejar seu dia a dia com seu animal, assim como estamos todos fazendo em outras áreas de nossas vidas neste cenário. E a saúde mental do seu animal também precisa receber sua atenção.

Um outro ponto precisa ser lembrado, e é aqui que os desafios da quarentena se agravam. Seu animal possui necessidades de gasto de energia física e mental, precisa de interação social com outros animais, outras pessoas, necessita expressar seu repertório comportamental na interação com o meio, como farejar, explorar, lidar com os desafios do meio, etc., o que durante a quarentena é bastante prejudicado.

Um isolamento, restringe estes elementos, tornando o responder menos frequente e variável. Sabemos que cientificamente, a menor expressão de comportamentos e a queda no atendimento de necessidades básicas para o animal, estão associadas ao aumento de estresse, afetando o comportamento, a saúde física e mental.

Há ainda, o risco de ganho de peso, e de todas os perigos que o sobrepeso e a obesidade podem trazer ao seu pet.

Desta forma, novamente, a orientação de um profissional é fundamental. Planejar a rotina do seu pet, a alimentação, e a qualidade das interações durante este período sensível é um fator imprescindível para garantir uma adequada saúde física e mental para seu animal.

 

*Diogo Cesar Gomes da Silva

Zootecnista, Professor Cursos de Med. Veterinária e Eng. Agronômica (UNIDERP).

Membro da Comissão Estadual de Intervenções Assistidas por Animais (CEIAA – CRMV/MS);

Pesquisador nos Departamentos de Estatística e Laboratório Cognitivo Comportamental de Pesquisa e Intervenção (Psicologia – UNIDERP);t

Coordenador do Projeto Amar – Intervenções Assistidas por Animais.

 


Compartilhe:



Ver mais notícias

Deixe um Comentário








Ver galeria de fotos

Ver galeria de vídeos

Ver galeria de podcasts