CALENDÁRIO (67) 3331-1655
Atendimento: Seg a Sex - 12h às 18h

Notícias


Atuação do CRMV-MS alcança animais de ribeirinhos da Serra do Amolar

Categoria: CRMV-MS, Incêndio no Pantanal, Meio Ambiente, SOS Animais Silvestres | Publicado em: 18/11/2020

Desde que foi noticiado o inicio das queimadas no Pantanal de Mato Grosso, antes mesmo de chegar ao Pantanal Sul-mato-grossense, o Conselho Regional de Medicina Veterinária de Mato Grosso do Sul (CRMV-MS) tomou à frente para organizar ações para auxiliar no resgate e assistencialismo aos animais vítimas do incêndio.

Primeiramente foi lançada a Campanha SOS Animais Silvestres, cujo objetivo é a arrecadação de medicamentos e insumos veterinários, bem como recursos financeiros que estão sendo investidos nas ações realizadas tanto no Parque Estadual Nascentes do Taquari, quanto na Serra do Amolar.

Segundo a coordenadora da Campanha SOS Animais Silvestres, Dra. Paula Helena Santa Rita as ações têm sido exitosas e conquistado diversas parcerias ao longo do caminho, o que resulta numa atuação mais abrangente. “Já recebemos auxílio de médicos veterinários que atuaram nas tragédias ocorridas em Mariana e Brumadinho, agora temos como parceiros o Instituto Homem Pantaneiro, o Instituto Tamanduá e os demais parceiros que estão nessa empreitada junto com o CRMV-MS desde o começo, como a UCDB, IMASUL e SEMAGRO”.

Paula Helena, coordenou a criação do GRETAP/MS (Grupo de Resgate Técnico de Animais do Pantanal de Mato Grosso do Sul) que atuará permanentemente quando houver desastres naturais que envolvam resgates de animais. “Nosso trabalho é incansável para aliviar o sofrimento dos animais atingidos pelo fogo. E não só os animais silvestres, mas os domésticos e os de carga, também têm sofrido com as fuligens oriundas do incêndio” pontuou.

As longas e incansáveis caminhadas em busca dos animais silvestres atingidos pelo fogo, levou o GRETAP/MS à Comunidade Ribeirinha da Serra do Amolar, onde cães foram tratados de pneumonia por conta da aspiração da fuligem. Também foram atendidos animais de carga, com ferimentos graves que poderiam levá-los a óbito.

Para o presidente do CRMV-MS, Rodrigo Piva, que tem participado ativamente da ação de resgate e assistencialismo aos animais, o trabalho deve ser permanente. “Estamos elaborando um protocolo de ações para que possamos atender às demandas dos moradores ribeirinhos do Pantanal Sul-mato-grossense. Pois, esses animais domésticos e de carga se estiverem doentes e não forem tratados por médicos veterinários, podem ter sua saúde comprometida podendo inclusive, transmitir zoonoses aos seres humanos e ainda resultar em contaminação cruzada dos animais silvestres. Temos que garantir o bem-estar animal, e também do ser humano”, pontuou.

A equipe do GRETAP/MS atuou diretamente no resgate de onças, antas, cutia e capivaras que foi amplamente divulgado pela mídia, no entanto, o trabalho continua, com horas de caminhadas incansáveis na busca por animais feridos e na reposição de alimentos e água para os animais vulneráveis pela falta de recursos naturais. “As doações são muito bem-vindas, precisamos de ovos, frutas, verduras para os animais, porém temos que nos preocupar com as equipes que se revezam de 7 em 7 dias para continuidade do trabalho. Por isso, também precisamos de água mineral e energético para os voluntários que trabalham por muitas horas ininterruptamente”, concluiu Paula Helena.

Acadêmicos do 10º Semestre do Curso de Medicina Veterinária da UCDB
Por falar em parceria, o CRMV-MS agradece a participação dos acadêmicos do curso de Medicina Veterinária da UCDB, que participam desde a primeira ação da Campanha SOS Animais Silvestres.

A acadêmica Daniely Ayabe Curcio relata que a experiência é incrível, que precisa além do preparo técnico, também precisa de preparo emocional para lidar com situações tão extremas. “Água Potável regulada, calor intenso, dificuldade para armazenamento de alimentos, falta de sono e horas de caminhadas, enfrentando os desafios impostos pela natureza castigada pelo fogo, mas empenhada na missão de ajudar a salvar vidas. É muito gratificante participar desse tipo de ação, é uma sensação única de dever cumprido”.

Vale lembrar que as equipes fazem revezamento de sete em sete dias para que não haja nenhuma intercorrência com os voluntários respeitando todos os protocolos de resgate.
Participe você também da Campanha SOS Animais Silvestres doando medicamentos e insumos veterinários, frutas, verduras e ovos para os animais e água mineral para os voluntários.

Pontos de arrecadação:
Sede do Instituto Homem Pantaneiro (IHP)
Sede CRMV-MS.

 

 

 


Compartilhe:



Ver mais notícias

Deixe um Comentário








Ver galeria de fotos

Ver galeria de vídeos

Ver galeria de podcasts