Vacinação contra a Covid-19: Informações importantes

Categoria: coronavírus, Saúde Única, Vacinação | Publicado em: 10/02/2021

Com a relação a vacinação no Estado, o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de Mato Grosso do Sul  (CRMV-MS) esclarece algumas questões importantes sobre a imunização para os profissionais médicos-veterinários.

1. Os médicos-veterinários são considerados grupo prioritário para a vacina?

Sim. Desde 1998, com a publicação da Resolução nº 287, do Conselho Nacional de Saúde (CNS), os médicos-veterinários integram a lista de profissionais de saúde e estão contemplados no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19, elaborado pelo Ministério da Saúde.

1. O que o CRMV-MS tem feito para garantir a vacinação dos médicos-veterinários?

O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado  de (CRMV-MS), tem atuado dentro de todas as possibilidades que lhes são cabíveis. Além de buscar a inclusão do médico-veterinário no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 elaborado pelo Ministério da Saúde, já encaminhou às secretarias municipais e à secretaria estadual de saúde ofício no qual pede a inclusão dos médicos-veterinários no grupo prioritário para vacinação e enviou a relação dos profissionais com registro ativo na Autarquia.

1. Quando os profissionais médicos-veterinários serão vacinados, então?

Até o momento, as doses dos imunizantes são insuficientes para vacinar toda a população. As secretarias estaduais e municipais de saúde estão realizando um cronograma de prioridade para atender aos chamados grupos de risco. A ampliação será realizada gradativamente, mediante a disponibilização das vacinas.

1. Quem está sendo vacinado neste momento?

Os municípios estão nessa primeira fase imunizando os idosos com mais de 60 anos que moram em instituições como casas de repouso, pessoas com deficiência em residências inclusivas, além de indígenas que vivem nas aldeias e trabalhadores da área da saúde que estão na linha de frente contra a pandemia de Covid-19. Os idosos acima de 80 anos foram incluídos no público prioritário da primeira fase desde 29 de janeiro.

1. Quais são os profissionais da saúde aptos a receber as doses da vacina nesta fase?

Profissionais da linha de frente e aqueles que atuam em clínicas, consultórios, multicentros, espaços e estabelecimentos de assistência e vigilância à saúde entre outros tipos de unidades de saúde que estão inseridas no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES).

1. Existe algum canal onde posso saber se estou apto a me vacinar?

Em Campo Grande, a Secretaria Municipal de Saúde disponibiliza o site: vacina.campogrande.ms.gov.br. O cadastro é feito pelo CPF, com os dados completos do profissional, incluindo CRMV-MS que deverá ser anexado no momento do cadastramento.

A data prevista para a vacinação dos médicos veterinários em Campo Grande a partir de 15 de fevereiro, para profissionais com mais de 60 anos, porém todos podem fazer  o cadastro.

1. E os médicos-veterinários que atuam em clínicas, autônomos e outras atividades serão vacinados neste momento?

Não. Neste momento apenas os profissionais de saúde que atuam na linha de frente do Combate à Covid-19 receberão a imunização. Os demais, serão contemplados em fases posteriores do Plano Nacional de Vacinação. Lembrando que, em Campo Grande, a vacinação será iniciada com os profissionais com mais de 60 anos com a previsão de início a partir de 15 de fevereiro.

Para mais informações, consulte a Secretaria de Saúde do seu município.