CALENDÁRIO (67) 3331-1655
Atendimento: Seg a Sex - 12h às 18h

Notícias


A importância do médico veterinário frente a Pandemia COVID -19

Categoria: Acadêmicos, Alimentos, Artigo, CETHA, Comissões, CRMV-MS, Destaques, médicos veterinários, Notícias | Publicado em: 27/07/2020

Os médicos veterinários, que atuam na cadeia da produção de ALIMENTOS  de origem animal, sejam profissionais liberais, da iniciativa privada, ou agentes do serviço público, nas três esferas, ligados ao serviço de inspeção e fiscalização de produtos de animal, participam ativamente da ROTINA das indústrias e são capazes de fornecer todas as informações necessárias e relevantes para a prevenção da disseminação das zoonoses, de diversos agentes patogênicos envolvidos na atividade produtiva, além da disseminação do Novo Coronavírus (COVID-19), através da ingestão de possíveis alimentos contaminados.

Diante da Pandemia mundial causada pelo COVID-19, surgiu uma maior preocupação com a saúde pública e a qualidade dos alimentos produzidos, e, com isso, podemos ressaltar o papel social importantíssimo que o Médico Veterinário desempenha  na Assistência à saúde da família, para a sociedade brasileira e mundial, e no combate ao novo Coronavírus.

Muitas doenças são identificadas, notificadas e eliminadas através do trabalho do Médico veterinário no Serviço de Inspeção de produtos de origem animal, como, por exemplo, a tuberculose, a brucelose, a cisticercose, a Salmonelose, a toxoplasmose, a giardíase, entre outros diversos agentes patogênicos que possam ser causadores de Doenças Transmitidas por Alimentos (DTAs).

Nesse Sentido, O Médico Veterinário, assim como demais profissões ligadas à saúde pública, têm papel fundamental na constituição social, participando e fiscalizando as diversas atividades produtivas, promovendo o acesso ao alimento sadio e nutritivo, em tempos de pandemia, de fome e miséria. Saibamos valorizar e reconhecer essa profissão, diretamente ligada ao agronegócio, segmento que cresce e garante o alimento inspecionado e de qualidade, disponível na mesa da população mundial.

Diante dessa emergência instalada nos cincos continentes o médico veterinário ajuda a administrar a atual crise da zoonose – Coronavírus (COVID-19).

Torna-se imprescindível que os gestores públicos e a sociedade em geral tenham um novo olhar do profissional, aproveitando melhor o conhecimento da medicina veterinária nas políticas publica, visando a prevenção de doenças, proteção da vida e a promoção do bem-estar do ser humano.

Comissão Estadual de Tecnologia e Higiene de Alimentos – CRMV-MS

 


Compartilhe:



Ver mais notícias

Deixe um Comentário








Ver galeria de fotos

Ver galeria de vídeos

Ver galeria de podcasts