CALENDÁRIO (67) 3331-1655
Atendimento: Seg a Sex - 12h às 18h

Comissões


Com Aumento de Acidentes de Escorpiões, CEMA lança Informativo

Categoria: | Publicado em: 07/04/2020

Com o aumento de acidentes provocados por escorpiões no ano de 2020, a Comissão Estadual de Meio Ambiente (CEMA) do Conselho Regional de Medicina Veterinária de Mato Grosso do Sul (CRMV-MS) lança um informativo educativo comparando o número de acidentes provocados por escorpiões no primeiro trimestre de 2019 com o mesmo período no ano de 2020. Houve um considerável aumento de casos vitimando não só as pessoas como também os animais domésticos do município de Campo Grande.

Com o distanciamento social imposto pela pandemia do Novo Corona vírus as pessoas têm ficado mais em casa, por isso, para ajudar na prevenção de mais acidentes escorpiônicos é importante que a população fique atenta.

De acordo com a Coordenadora de Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) Juliana Resende Araujo no primeiro trimestre de 2019 foram registrados 272 acidentes por tais animais peçonhentos, sendo que no mesmo período deste ano já aconteceram 374 acidentes. “É importante lembrar que o número de todos estes acidentes são obtidos por meio de notificação de vítimas atendidas pelo SUS, podendo este número ser maior, pois algumas pessoas podem ter procurado atendimento em hospitais particulares fazendo com que a Secretaria Municipal de Saúde não tenha acesso a estes números reais (subnotificações).”É preocupante o aumento dos casos neste primeiro trimestre. As chuvas neste período são bem intensas o que causa o desalojamento de escorpiões das redes de esgoto e de terrenos baldios. A manutenção de materiais inservíveis e matéria orgânica em terrenos e até mesmo em residências, possibilitam a permanência de outros animais que possam servir de alimento para escorpiões, como é o caso as baratas. Tais situações propiciam aos escorpiões o local ideal para a sobrevivência e boa adaptação ao meio urbano”.

De acordo com a presidente da CEMA, Dra. Magyda Moussa o informativo foi elaborado com o intuito de prevenção mesmo, pois com a permanência das pessoas em casas é comum a realização de faxinas nos quintais, esconderijo escolhido pelos escorpiões se esconderem. “Os escorpiões tem predileção por lugares úmidos e escuros. Com as altas temperaturas e umidade excessiva, os escorpiões se escondem e acabam por entrar nas residências e colocando a população humana e os animais domésticos em risco. Aqui em Campo Grande os números de acidentes comprovam que todo o cuidado é pouco.

Abaixo segue algumas dicas para se proteger:

– Usar luvas de couro para manipular lixo, entulho e material de construção;

– Limpar terrenos baldios próximos à sua casa;

– Colocar telas de proteção em ralos e protetores nas portas;

– Evitar acúmulo de lixo;

Confira todas as dicas acessando o Informativo sobre Escorpião

Ascom CRMV-MS


Compartilhe:



Ver mais notícias

Comentários fechados






Ver galeria de fotos

Ver galeria de vídeos

Ver galeria de podcasts