CALENDÁRIO (67) 3331-1655
Atendimento: Seg a Sex - 12h às 18h

Notícias


Renovada a habilitação da BVECCS para concessão de título de especialista em Medicina Veterinária Intensiva

Categoria: CFMV | Publicado em: 11/09/2020

O Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) renovou, por mais cinco anos, a habilitação da Academia Brasileira de Medicina Veterinária Intensiva (BVECCS) para a concessão de título de especialista em Medicina Veterinária Intensiva. A decisão está na Resolução nº 1.331, de 17 de junho de 2020, publicada no Diário Oficial da União do dia 8 de setembro de 2020.

A BVECCS fez uma prova, em fevereiro, e já está com outro edital aberto. Os candidatos interessados deverão fazer exame para comprovar a capacitação. A prova teórica está prevista para 28 de outubro de 2020 e os candidatos terão oito horas para responder 200 questões de múltipla escolha. Quem passar faz a prova prática, no dia 30 de outubro. A avaliação simula procedimentos em Medicina Veterinária Intensiva e discute casos clínicos. Os candidatos serão submetidos a três estações práticas, com examinadores diferentes, por um período máximo de quatro horas de prova.

“Nossa intenção é realizar o exame, pelo menos, uma vez por ano. Dependendo da demanda, faremos semestralmente. Vamos fortalecer e fazer campanha de incentivo à obtenção do título de especialista, principalmente, sobre o uso correto do título, estimulando que os profissionais busquem a forma correta, façam a pós-graduação e, depois, as provas para obter o título de especialista”, reforça o presidente da BVECCS, Leandro Fadel.

Essa é a terceira vez que a BVECCS tem sua habilitação renovada pelo CFMV. Desde que foi habilitada, em 2007, a associação já concedeu título de especialista a quatro médicos-veterinários, dos quais três estão atuantes no Sistema CFMV/CRMVs e o quarto está fora do país. O primeiro especialista com título registrado, em 2016, foi Rodrigo Rabelo.

“Fico orgulhoso de perceber como a BVECCS vem honrando as resoluções do CFMV desde a sua fundação, em 2003, da qual eu participei. Completamos 13 anos como entidade de Medicina Veterinária Intensiva, responsável por gerir a especialidade junto ao conselho, e essa renovação mostra a organização para manter a sequência de processos, de documentação e dá mais respaldo à especialidade”, diz.

Habilitação

Para obter a habilitação no CFMV, as entidades devem estar consolidadas e legalmente constituídas há, pelo menos, cinco anos, bem como apresentar ao Conselho Federal os critérios que nortearão o oferecimento dos títulos, como determina a Resolução nº 935/2009.

As instituições ainda devem ter contingentes de profissionais estabelecidos em suas áreas específicas de domínio de conhecimento em, pelo menos, cinco unidades da Federação. A habilitação tem validade de cinco anos e pode ser renovada.

Especialista

Para ser considerado especialista, primeiro o profissional deverá passar pelo processo seletivo promovido pelas sociedades, associações e colégios habilitados pelo CFMV. Depois de aprovado, o profissional deverá solicitar o registro de especialista ao Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV) no qual está inscrito.

Assessoria de Comunicação do CFMV


Compartilhe:



Ver mais notícias

Deixe um Comentário








Ver galeria de fotos

Ver galeria de vídeos

Ver galeria de podcasts