Mutirão de Castração na APA da Baía Negra é pauta de agenda entre o CRMV-MS e o Conselho Gestor

Categoria: Bem-Estar Animal, Castramóvel, CRMV-MS, Destaques, Notícias, Parcerias, Saúde Única | Publicado em: 11/02/2021

O Conselho Regional de Medicina Veterinária de Mato Grosso do Sul (CRMV-MS) esteve reunido com representante do IBAMA no Conselho Gestor da Área de Preservação Ambiental (APA) da Baía Negra a possibilidade de realização de mutirão de castração na região. O encontro aconteceu na quinta-feira (04) no município de Ladário.

As conselheiras Dra. Paula Helena Santa Rita e Dra. Gizelly Gonçalves Bandeira de Mello se reuniram com a gestora ambiental do IBAMA, Thainan Silva Bornato, membro do Conselho Gestor da APA Baía Negra e a agente comunitária de saúde Maria de Lourdes de Arruda, moradora da região.

Segundo Thainan, o Conselho Gestor da APA Baía Negra procurou o CRMV-MS para propor parceria para ação de castração e bem-estar animal, pois os moradores vivem em situação de vulnerabilidade social e seus animais domésticos não tem acesso aos cuidados veterinários necessários, visto que é uma região com a presença constante de animais silvestres podendo transmitir doenças para os pets e seus tutores. “É uma região muito carente. Queremos fazer o mutirão de castração para controle populacional dos animais domésticos, bem como orientações sobre o combate e prevenção da leishmaniose, guarda responsável e saúde pública”, pontuou.

De acordo com informações da Maria de Lourdes o último levantamento de dados, apontou 55 cães e 33 gatos na região. “Tem casas que já tem 8 animais, e muitas dessas famílias não têm nem como se alimentar adequadamente, quem dirá alimentar os animais”, constatou.

As conselheiras visitaram duas localidades para verificar qual a melhor para fazer um mutirão de castração. “Viemos conhecer as necessidades da APA Baía Negra e vamos propor parceria entre o CRMV-MS e a Universidade Católica Dom Bosco para atender as demandas. Nossa intenção aqui é também trazer educação ambiental, em especial com os cuidados relacionados às cobras, visto que há muitas na localidade”, relatou Dra. Paula Helena.

Para a médica veterinária, Dra. Gizelly Bandeira “O auxílio à comunidade ribeirinha da APA da Baía Negra mostra a importância do Médico Veterinário em Saúde Pública. Controle de Zoonoses, controle de natalidade e todo auxílio a ser oferecido pelo CRMV/MS para demonstrar a importância de investimento em assistência médico-veterinária a essa comunidade isolada que tanto necessita de apoio”.

Andressa Lopes

Ascom CRMV-MS