CALENDÁRIO (67) 3331-1655
Atendimento: Seg a Sex - 12h às 18h

Notícias


Páscoa x Pets – Mitos ou Verdades?

Categoria: Acadêmicos, Artigo | Publicado em: 04/04/2021

O símbolo tradicional da Páscoa moderna é o Coelho e os Ovos, que foram atribuídos através de culturas. Para alguns povos o Coelho e os Ovos são sinônimos de fertilidade, esses símbolos tornaram-se acompanhantes da comemoração.

O Coelho é o símbolo da fertilidade e do nascimento, associado à troca de ovos como símbolo da sorte. Os ovos carregam o germe da vida e representam a esperança, a criação cíclica, também a fertilidade e o nascimento. Quando a Páscoa começou a ser celebrada as pessoas trocavam ovos de galinha decorados. A tradição dos ovos de chocolate começou na França a partir do século XIX. Naquela época as técnicas de fabricação dos chocolates foram se aprimorando e eles rapidamente se tornaram populares e continuam sendo uma tradição favorita entre os amantes de chocolate.

O público infantil adora pensar em ovos de chocolate e os brinquedos que irão ganhar nesta época. Com isso as crianças também pedem o coelho de presente, mas precisamos levar em consideração que esses animais não são brinquedos e precisam de cuidados. Eles necessitam de uma alimentação correta, o tratamento de saúde exige um pouco mais de atenção exigindo assistência veterinária, e a convivência deles com os humanos os tornam vulneráveis e dependentes. Desta forma, antes de presentear uma criança com um animal de estimação, deve-se sempre consultar os membros familiares anteriormente, e deve salientá-las que os pets não devem ser tratados como brinquedos.

O chocolate é um símbolo tradicional da Páscoa para os humanos, mas para os pets apresentam grandes riscos à saúde. As alterações que o chocolate causa em cães e gatos após a ingestão, estão relacionadas a capacidade reduzida do organismo de processar substâncias contidas no chocolate, chamada de teobromina.  Tornando-se tóxica aos pets.

A teobromina se torna toxica aos cães entre 100 a 150mg/kg e os chocolates ao leite variam de 154mg a 100g e o chocolate meio amargo varia de 528mg a 100g. Por isso os animaizinhos sofrem grandes alterações após a ingestão desses vilões.

“O fígado dos cães e gatos metaboliza parcialmente a teobromina e, quanto maior a concentração de cacau no produto, maior o percentual de teobromina e, consequentemente, mais tóxico será para o animal”, explica o presidente da Comissão Técnica de Nutrição Animal do CRMV-SP, médico-veterinário Yves Miceli de Carvalho, que ressalta que o chocolate ao leite e o branco também oferecem riscos.

As principais alterações após a ingestão é o aumento da frequência cardíaca, da pressão arterial e da micção, além de agitação, tremores acompanhados de vômitos, diarreias e altas temperaturas corporais.  Os casos letais são raros, há uma alta incidência de distúrbios gastrointestinais, principalmente em animais jovens e de porte pequeno, causado pela quantidade de toxinas em relação ao peso do cão ou gato. A ingestão acidental deve ser tratada como emergência.

Vale então lembrar de tomar os cuidados necessários para que os bichinhos não façam a ingestão de ovos de páscoa ou qualquer outro chocolate.

 

Texto: Giovana Nogueira – estagiária CRMV-MS

 


Compartilhe:



Ver mais notícias

Deixe um Comentário








Ver galeria de fotos

Ver galeria de vídeos

Ver galeria de podcasts