Dia Nacional da Saúde: Oswaldo Cruz, Higéia e Medicina Veterinária*

Categoria: Artigo, CESPV, Comissões, CRMV-MS, Destaques | Publicado em: 04/08/2020

O Dia Nacional de Saúde é celebrado em 05 de agosto, em homenagem ao nascimento em 1872 de um dos maiores sanitaristas brasileiros: Oswaldo Gonçalves Cruz. Foi médico e cientista, natural de São Luís do Paraitinga (SP) e radicado no Rio de Janeiro, então capital Federal, onde estudou e desenvolveu a maior parte dos trabalhos de sua brilhante carreira.

A história de Oswaldo Cruz se mistura à história da saúde pública no Brasil, incluindo as enormes campanhas sanitárias contra peste bubônica, febre amarela e varíola, em uma época em que muitos médicos brasileiros não “acreditavam” na teoria microbiana… Além de enfrentar doenças, enfrentou também o descrédito, as “notícias mentirosas”, as teorias ultrapassadas, a revolta da vacina e mais tantos outros desafios. Histórias dos idos de 1900 que parecem perdurar até os dias atuais.

Ao falar de Oswaldo Cruz me vem à mente essa incessante luta pela prevenção das doenças, pelas medidas de saúde coletiva em detrimento das medidas individuais, à “Higéia personificada”. Higéia (Hygeia, Hígia e tantas outras designações), segundo o mito grego, foi uma das filhas de Ascépio (ou Esculápio, da mitologia romana), o “deus da medicina e da cura” e dono do mesmo bastão / cajado que ilustra os símbolos da medicina, medicina veterinária e outras profissões da saúde. Higéia seria a deusa relacionada à prevenção, à higiene, aos hábitos saudáveis, e às boas práticas de saúde.

Matsui (2016) aprofunda ainda mais o significado de Higéia: “…o mito de Hygieia está relacionado com mudanças sociais, econômicas e políticas que afetaram e ainda afetam a vida humana em épocas de crise. Por isso, ele ainda é atual, não sobre a forma personificada da saúde, mas em um ritual higiênico presente em nossa época.”

O mito grego e o artigo de 2016, 148 anos após o nascimento de Oswaldo Cruz, evocam o pensamento de que em pleno século XXI estamos vivendo a maior pandemia dos últimos tempos, e do quão emergente e necessário se faz o resgate da prevenção e da preservação da saúde – humana, animal e ambiental – quem sabe até o resgate do espírito de Oswaldo Cruz. As medidas mínimas de higiene: lavagem de mãos, distanciamento e isolamento, uso de barreiras físicas, acesso à água potável, cuidados com alimentos e objetos, estes são os mínimos exemplos da base da prevenção de doenças.

Considerando que o conceito de saúde conforme a Organização Mundial da Saúde é praticamente intangível (“um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença ou enfermidade”), como podemos prover a saúde enquanto médicos veterinários? Sem dúvidas, atuando principalmente na prevenção. As áreas de inspeção e qualidade de produtos de origem animal, medicina veterinária preventiva e sanidade animal, vigilâncias epidemiológica, sanitária e ambiental, prevenção e controle de zoonoses, pragas e vetores, clínicos, cirurgiões… são inúmeras as áreas em que médicos veterinários atuam diariamente como “Higéias personificadas” ou como “pequenos Oswaldos Cruz”, incansáveis na busca pela prevenção e pela proteção à saúde.

Neste Dia Mundial da Saúde, no ano pandêmico de 2020, em que os atos mais simples de higiene pessoal são tão importantes e que cuidar do coletivo se tornou tão primordial, nada mais justo que homenagear, também, a estes veterinários que estão nas “linhas de frente invisíveis”, nas linhas de abate, nas barreiras sanitárias, nas fiscalizações em comércios e propriedades rurais, no planejamento e na execução de políticas de saúde humana, ambiental e animal, no diagnóstico de doenças, inclusive COVID-19. Que estes “Higéias” permaneçam “invisíveis” e que eles sejam o espírito vivo de Oswaldo Cruz. Isso significa que o trabalho está dando certo, que a prevenção das doenças está plena e que a saúde está preservada desde a base. A todos, um feliz dia Nacional da Saúde.

Para saber mais:

CFMV. Símbolo da Medicina Veterinária. Disponível em: http://cfmv.gov.br/portal/simbolo.php

FIOCRUZ. A trajetória do médico dedicado à ciência (Texto adaptado da edição nº 37 da Revista de Manguinhos, publicada em maio de 2017). Disponível em: https://portal.fiocruz.br/trajetoria-do-medico-dedicado-ciencia

MATSUI, S. O mito de Hygieia e a medicina dietética: adoração à saúde e ritos higiênicos. Revista Estética e Semiótica. v. 6, n. 2, 2016. DOI: https://doi.org/10.18830/issn2238-362X.v6.n2.2016.06

ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DE SAÚDE. INDICADORES DE SAÚDE: Elementos Conceituais e Práticos. Disponível em: https://www.paho.org/hq/index.php?option=com_content&view=article&id=14401:health-indicators-conceptual-and-operational-considerations-section-1&Itemid=0&limitstart=1&lang=pt

*Por Profa. Dra. Juliana Arena Galhardo – CRMV-MS 4626

Professora na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, membro da Comissão de Saúde Pública do CRMV-MS