Artigo: “Como escolher um médico veterinário? ”

Categoria: Artigo, Bem-Estar Animal, médicos veterinários | Publicado em: 14/01/2021

Como saber se um médico veterinário está regular em sua profissão e apto a atender meu animal da melhor forma?

Nossos animais por vezes, são membros de nossa família, e merecem ser tratados com todo carinho e atenção, principalmente quando necessitam de atendimento veterinário. A escolha certa do médico veterinário também é um gesto de amor para com seu animal, por isso, o ideal é verificar junto ao Conselho Regional de Medicina Veterinária se o profissional está inscrito e regularizado, também se o estabelecimento que o profissional trabalha possui o certificado de regularidade anual, contendo todos os dados da empresa e se há vigência no ano em questão

Além disso é importante analisar se o estabelecimento é uma clínica ou um consultório. Caso seja um consultório, o médico veterinário pode realizar ato básico de consulta clínica, realização de procedimentos ambulatoriais e vacinação dos animais, sendo vedada a realização de procedimentos cirúrgicos, anestesia geral e a internação.

Importante ressaltar que nenhum procedimento pode ser realizado em seu animal sem breve autorização, devidamente documentada. Sempre leia com atenção todo documento que for assinar.

Além disso, fique atento aos Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) do profissional médico veterinário, como a integridade e uso de jaleco ou pijama cirúrgico, se este faz o uso de luvas limpas e descartáveis; se ele utiliza agulhas e seringas novas e descartáveis em seu animal, se a mesa de atendimento está devidamente higienizada, assim como toda a estrutura do local de atendimento.

Essas informações descritas acima são essenciais para um atendimento mais seguro, sem dúvida nossos amigos de quatro patas merecem!!

*Beatriz dos Santos Gudi (médica veterinária, ex-estagiária do CRMV-MS)