CALENDÁRIO (67) 3331-1655
Atendimento: Seg a Sex - 12h às 18h

Notícias


Artigo: Animais são presentes de Natal?

Categoria: Artigo, Bem-Estar Animal, Campanhas CRMV-MS, CRMV-MS em Pauta, Curiosidades, Destaques, Feriados, maus-tratos, Notícias | Publicado em: 18/12/2020

Nessa época de Natal, gostamos de presentear a quem amamos, família e amigos. Ao escolher os presentes de Natal, algumas pessoas optam por dar animais de estimação. Os motivos são diversos, desde as constantes demandas das crianças até a disposição das famílias em adotar animais que precisam de um lar. Porém, é importante lembrar que manter um animal de estimação significa responsabilidade, compromisso e dedicação a longo prazo e exige do tutor, guarda responsável.

É preciso planejamento para adquirir um pet, o que muitas das vezes nesses casos não acontecem pelo fato do presente ser concedido sem aviso prévio, algumas pessoas que recebem não estão preparadas para acatar o animalzinho ou não possui conhecimento sobre os cuidados e a guarda responsável, são motivos que podem predispor futuramente a um possível abandono ou devolução aos abrigos em casos de adoção.

As procuras são maiores para o público infantil, e acaba sendo uma relação benéfica para os cães pois as crianças realizam brincadeiras que trazem regalias para o bem-estar físico e emocional, tanto do animal quanto da criança, porém deve-se ressaltar que ter um animalzinho requer atenção, cuidados e responsabilidades, que muitas vezes são assumidas pelos pais da criança. Desta forma, antes de presentear uma criança com um animal de estimação, deve-se sempre consultar os membros familiares anteriormente, e deve salientá-las que os pets não devem ser tratados como brinquedos.

Antes de presentear alguém deve-se procurar saber se essa pessoa tem capacidade e deseja cria-lo, se cumprirá com todos cuidados considerando as necessidades para cada espécie, caso sejam crianças ou pessoas incapazes de oferecer assistência, deve-se certificar da consciência do tutor que ficará responsável, lembrando que a adoção é sempre a melhor escolha, a família pode até participar desse ato de amor.

É de extrema importância que os responsáveis pela criança e membros da família sejam avisados com antecedência pela pessoa que deseja presenteá-los, sobre a chegada no animalzinho, ceder informações como comportamentos da espécie e principalmente procurar saber sobre posse responsável, assim os membros da família conseguem avaliar melhor a possibilidade e analisar se cabe incluir na rotina a responsabilidade com o pet. As responsabilidades com nossos animaizinhos são para vida toda, por isso devemos estar sempre cientes sobre o compromisso de criar um.

Julia Lanfredi Tonin – Estagiária CRMV-MS

 


Compartilhe:



Ver mais notícias

Deixe um Comentário








Ver galeria de fotos

Ver galeria de vídeos

Ver galeria de podcasts