CALENDÁRIO (67) 3331-1655
Atendimento: Seg a Sex - 12h às 18h

Notícias


28 de Agosto: DIA DA AVICULTURA

Categoria: Artigo, CRMV-MS, CRMV-MS em Pauta, Destaques | Publicado em: 28/08/2021

Comemorado anualmente no dia 28 de agosto, o dia da Avicultura existe com o intuito de celebrar e homenagear os criadores de aves, que é uma das práticas mais importantes economicamente para o Brasil, denominado por ser o terceiro maior produtor de carne de frango do mundo, de acordo com o Ministério da Agricultura.

Os produtores deste setor têm por objetivo a criação e produção de aves, por isso é de suma importância o auxílio de um responsável técnico tanto da área de medicina veterinária quanto da zootecnia, a fim de assegurar o manejo realizado com os animais, garantindo produtividade e qualidade aos produtos finais, como os ovos e a carne de frango, pois estão presentes diariamente no prato do brasileiro, designados ao consumo e comercialização.

As exportações brasileiras de ovos (in natura e processados) acumularam um valor de 145,1% no primeiro semestre de 2021, informa a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA). No total, foram exportadas 5,6 mil toneladas de ovos neste ano, agregando um valor de US$ 8,024 milhões.

Os Emirados Árabes Unidos continuaram como destino principal das exportações, com 3,947 toneladas exportadas no primeiro semestre (+358,4% em relação ao mesmo período de 2020). Também se destacaram as vendas para o Japão, com 245 toneladas (+81,6%) e Omã, com 271 toneladas (sem comparativos relatados, com embarques iniciados recentemente).

Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas), destacam que houve um aumento de 28% na produção de ovos de galinha em Mato Grosso do Sul no 3º trimestre de 2020, na comparação com o trimestre do ano anterior.

Em relação a produção de carne, em 2018 o Mato Grosso do Sul chegou à marca de 21 milhões de aves no setor, sendo uma atividade essencial para a economia de nosso Estado. Posteriormente no ano de 2020, mesmo sendo um ano atípico, se tornou destaque nas exportações de carne de aves.

Segundo os dados divulgados no boletim do Sistema Famasul, as exportações de frango in natura de Mato Grosso do Sul tiveram um bom desempenho no primeiro semestre de 2020, atingindo uma receita de 125,3 milhões de dólares.

Além da elevação na receita das exportações, Mato Grosso do Sul também teve aumento no volume exportado nesse primeiro semestre, sendo de 77 mil toneladas, enquanto no ano de 2019 foram 56,9 mil toneladas. Os principais destinos da carne de frango sul-mato-grossense nesse período foram China e Japão, que juntos responderam por 43,1% da receita, movimentando um equivalente a US$ 54 milhões.

Em relação aos abates realizados, no ano de 2020 houve crescimento progressivo, sendo registrados 14,6 milhões de aves no mês de junho, totalizando um valor de 85,1 milhões de animais abatidos no primeiro semestre de 2020.

Mato Grosso do Sul é considerado o estado brasileiro com as condições mais favoráveis para o investimento em empreendimentos de avicultura, isso porque nos últimos anos houve investimentos em ações de fomento para o setor, tornando vasto campo de atuação para médicos veterinários e zootecnistas.

Fonte: Setor de Gerência Técnica CRMV-MS

 


Compartilhe:



Ver mais notícias

Deixe um Comentário








Ver galeria de fotos

Ver galeria de vídeos

Ver galeria de podcasts