CALENDÁRIO (67) 3331-1655
Atendimento: Seg a Sex - 12h às 18h

Notícias


22.03 – Dia Mundial da Água

Categoria: Artigo, Bem-Estar Animal, Meio Ambiente | Publicado em: 22/03/2021

O Dia Mundial da Água, é celebrado em 22 de março todos os anos desde 1993, celebrando a água e aumentando a conscientização sobre a crise global da água. Este dia é uma oportunidade para aprender mais sobre questões relacionadas à água, ser inspiração, para mudar ações e adquirir novos hábitos. A água é um alicerce essencial da vida. É mais do que essencial para matar a sede ou proteger a saúde; a água é vital para criar empregos e apoiar o desenvolvimento econômico, social e humano.

O tema do Dia Mundial da Água 2021 é a valorização da água. O valor da água é muito mais do que seu preço a água tem um valor enorme e complexo para nossas famílias, alimentação, cultura, saúde, educação, economia e integridade de nosso ambiente natural. Se negligenciarmos qualquer um desses valores, corremos o risco de administrar mal esse recurso finito e insubstituível.

Apesar de o nosso planeta ser repleto de água, estima-se que apenas 0,77% esteja disponível para o consumo humano. Vale destacar, no entanto, que essa quantidade não está distribuída igualmente por todo o território, consequentemente, existem locais onde esse recurso é bastante escasso. Em virtude dessa desigualdade de distribuição, em várias regiões, ocorrem verdadeiros conflitos por água. Além da escassez, enfrentamos ainda o problema da baixa qualidade desse recurso. A poluição causada pelas atividades humanas torna a água disponível imprópria para o consumo. De acordo com a ONU, 1 em cada 3 pessoas no mundo não possui acesso à água potável. Ainda de acordo com a ONU, três bilhões de pessoas não possuem instalações básicas para lavar as mãos de forma adequada. Esse quadro é preocupante, pois está relacionado com uma série de doenças, e o hábito de lavar as mãos pode prevenir várias enfermidades.

Sendo assim a Declaração Universal dos Direitos da Água foi proclamada tendo como objetivo atingir todos os indivíduos, todos os povos e todas as nações, para que todos os homens, tendo esta Declaração constantemente no espírito, se esforcem, através da educação e do ensino, em desenvolver o respeito aos direitos e obrigações anunciados e assomam, com medidas progressivas de ordem nacional e internacional, o seu reconhecimento e a sua aplicação efetiva. Ao todo são 10 artigos que tratam sobre os direitos e deveres que todo cidadão deve garantir quando o assunto for água. Assim você se conscientiza sobre como evitar o gastos desnecessários de água não só no Dia Mundial da Água, mas em várias situações da sua vida.

 

Giovanna Nogueira – estagiária CRMV-MS


Compartilhe:



Ver mais notícias

Deixe um Comentário








Ver galeria de fotos

Ver galeria de vídeos

Ver galeria de podcasts