Médica Veterinária assume a Presidência da ACAVET em MS

Categoria: ACAVET-MS, CRMV-MS, Destaques, Homenagem, médicos veterinários | Publicado em: 03/03/2021

A médica veterinária, Dra. Maria Cristina Galvão Rosa Carrijo é a nova presidente da Academia Sul-Mato-Grossense de Medicina Veterinária (ACAVET/MS) a transmissão de cargo foi realizada na terça-feira (23) em reunião virtual.

Formada em 1981 pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), possui pós-graduação em administração de empresas agrárias e agroindustrial pela Universidade Católica Dom Bosco, e em Agricultura Biodinâmica pela Universidade de Uberaba/ELO. É proprietária de um laboratório veterinário credenciado pelo ministério da agricultura para elaborar exames de anemia infecciosa equina e mormo equino. Atua como perita judicial em processos que envolvam produção animal e como perita para seguro de vida animal, consultora em produção e administração pecuária, em produção orgânica e em rastreabilidade. Foi inspetora da Associação Brasileira de Criadores de Cavalo de Quarto de Milha por mais de 25 anos. De 1995 a 1998 foi diretora de administração e finanças do Departamento de Inspeção e Defesa Agropecuária de Mato Grosso do Sul e de 2009 a 2014 foi Diretora Presidente da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (IAGRO).  Foi Presidente do Fórum Nacional de Sanidade Animal (FONESA) de 2011 a 2012. E agora assume a cadeira como 2ª presidente da Academia Sul-Mato-Grossense de Medicina Veterinária (ACAVET).

A ACAVET-MS foi criada em 2017 com o apoio e fomento do Conselho Regional de Medicina Veterinária de Mato Grosso do Sul. Os acadêmicos fundadores foram eleitos por meio de voto secreto em sessão plenária. Os profissionais que concorriam ao título foram indicados por instituições de ensino, sociedade cientifica médico veterinário, sindicato dos médicos veterinários com jurisdição no território do Estado de MS, conselheiros do CRMV/MS e instituições de pesquisas e/ou de ensino com atividades afins as áreas da Medicina Veterinária.

Das indicações realizadas foram escolhidos, pelos conselheiros do CRMV MS, 10 (dez) nomes que hoje compõem o grupo dos Acadêmicos. Foram convidados pelos pares e selecionados pelo CRMV-MS, os Drs. Claudio Martins Real, Claudio Roberto Madruga, Fred Emil Brautigam Rivera, Maria Cristina Galvão Rosa Carrijo, Marne Pereira da Silva (in Memorian), Milton Zaleski, Nilton Marques Carvalho, Pedro Paulo Pires, Príscila de Souza Piazzalunga e Renato Andreotti e Silva.

Sendo indicado o médico veterinário Dr. Cláudio Real como primeiro presidente da ACAVET-MS, o que foi aceito por unanimidade.

O professor Doutor Claudio Martins Real nasceu em 11 de fevereiro de 1926, no município de Capão do Leão, na época, 4º Distrito de Pelotas. Formou-se em Medicina Veterinária na Escola de Agronomia e Medicina da UFRGS. Com 24 anos, tornou-se o Professor Catedrático mais jovem do País.

Por influência do pai, Francisco Thomé da Silva Real, tornou-se estudioso e defensor da Homeopatia, quebrando o paradigma estabelecido pelo fundador da mesma, criou uma terapêutica individual e curativa ao inventar um método de aplicação homeopata denominado de “Homeopatia Populacional” instituindo o tratamento extensivo ao rebanho pela primeira vez. Foi, portanto, o precursor e criador do termo Homeopatia Veterinária no Brasil.

Exerceu o magistério até 1980 no Rio Grande do Sul. Sendo assim, no mesmo ano realizou o concurso para professor visitante, nível titula na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, desempenhando seu o magistério até 1993, onde encerrou sua atividade como docente. Quando, após aposentar-se, fundou, junto com os filhos, a Real H. Até hoje o professor dedica-se com entusiasmo ao estudo da Homeopatia e da Medicina Veterinária.

Durante a reunião de transmissão de cargo da ACAVET-MS, Dr. Claudio Real disse que finaliza seu mandato com a sensação de dever cumprido. “Agradeço a participação do atual presidente do CRMV-MS, Rodrigo Piva e de seu antecessor, João Vieira por prestigiarem essa reunião. É com imensa satisfação que passo o cargo da presidência da ACAVET-MS, pois tenho a consciência do dever cumprido”.

Enquanto esteve à frente da Academia, Dr. Claudio Real conduziu importantes debates, entre eles: maus-tratos de animais seja pelos cidadãos, em trabalhos experimentais e em aulas práticas. Outro assunto da pauta foi a retirada da vacina no MS conta a Aftosa pelo Ministério da Agricultura. Outra pauta debatida foi a preocupação com ensino EAD.

Em eleição realizada no dia 15 de dezembro de 2020, os membros da ACAVET-MS, elegeram a Dra. Maria Cristina Galvão Rosa Carrijo como nova presidente que assume com a certeza que haverá muito trabalho em conjunto. “Agradeço o voto de confiança que os colegas depositaram em mim. Também agradeceu ao ex-presidente, Dr. Claudio Real pelos ensinamentos passados durante a gestão dele”.

Maria Cristina enfatizou que para edificar alguma coisa é preciso da colaboração de todos, pois ninguém faz nada sozinho. “Nosso intuito é participar da nossa sociedade colocando a Medicina Veterinária com papel de destaque para colaborar com o amplo conhecimento que se tem entre os membros da Academia”.

O presidente do CRMV-MS, Rodrigo Piva parabenizou a atuação do Dr. Claudio Real e desejou sucesso para a primeira mulher à frente da ACAVET-MS. “Desejo que sua presidência seja exitosa. Coloco o CRMV-MS à disposição para trabalharmos juntos em defesa das prerrogativas da medicina veterinária e da valorização da classe”.

Membros da ACAVET-MS

Assecom CRMV-MS

Um Comentário

1. ORNELLA disse:

MUITO BOM… PARABÉNS QUE DEUS ABENÇÕE NESSA NOVA JORNADA…