CALENDÁRIO (67) 3331-1655
Atendimento: Seg a Sex - 12h às 18h

Notícias


28/09 – Dia mundial de luta contra a raiva

Categoria: Acadêmicos, Bem-Estar Animal | Publicado em: 28/09/2021

A raiva é conhecida desde séculos, mas apesar dos esforços de governos e organizações, ainda atinge mais de 150 países e territórios, e tem uma estimativa de causar mortes de 59 mil pessoas todos os anos. Por desatualização e falta de informação, para alguns raiva é apenas uma doença que atinge os animais, mas atinge também a população humana.
O papel do médico-veterinário é fundamental na luta contra a raiva. Possuem um papel importante no sistema de saúde sendo também responsáveis por prevenção, controle, diagnóstico clínico e laboratorial da doença. Avalia também alguns fatores de risco quando se trata da transmissão do vírus no ambiente e em animais, tendo como objetivo alertar sempre os órgãos de saúde e prevenir a ocorrência de zoonose.
Apesar da doença já possuir vacinação muitas pessoas acabam não levando a sério. Um programa nacional de Profilaxia da Raiva foi implantado pelo Ministério da Saúde no ano de 1973, que determina que a presença do médico-veterinário é condição imprescindível para a erradicação da raiva e estima-se que com esse programa é possível prevenir e eliminar, até 2030, mortes humanas causadas por raiva transmitida por cães.
Por isso é importantíssimo a vacinação dos animais contra essa doença e zoonose. Após tantos casos e mortes se comemora hoje o dia mundial de luta contra a raiva, a data de 28 de setembro foi escolhida em homenagem a Louis Pasteur, quem produziu a primeira vacina contra a raiva, e devido a isso ficou marcado o Dia Mundial de Luta contra a Raiva, além de poder conscientizar mais as pessoas a ter mais cuidado e atenção com a raiva.
Texto: Beatriz Nakamura – estagiária do Setor Técnico do CRMV-MS

Compartilhe:



Ver mais notícias

Deixe um Comentário








Ver galeria de fotos

Ver galeria de vídeos

Ver galeria de podcasts