CALENDÁRIO (67) 3331-1655
Atendimento: Seg a Sex - 12h às 18h

Notícias


12 de novembro: Dia do Pantanal

Categoria: Acadêmicos, CRMV-MS, Destaques | Publicado em: 12/11/2021

No dia 12 de novembro é comemorado o Dia Nacional do Pantanal, conforme a iniciativa do Ministério do Meio Ambiente e do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), a decisão foi aprovada em 2008.

A data foi escolhida para homenagear o ambientalista Francisco Ancelmo de Barros, pois no dia 12 de novembro de 2007, ele ateou fogo no próprio corpo para protestar contra a instalação de usinas de álcool no Pantanal.

Um dos dias mais importantes para a cultura do estado do Mato Grosso do Sul, o Pantanal possui a maior área úmida continental do planeta e berço de rica biodiversidade, possui uma área de 624.320 km², aproximadamente 62% localizada no Brasil, nos estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, e estende-se pela Bolívia (20%), e Paraguai (18%).

As cheias anuais atingem cerca de 80% do Pantanal e o ciclo das águas traz o equilíbrio ambiental, proporcionando a renovação da fauna e da flora. O bioma Pantanal é o mais preservado do mundo, com mais de 80% de sua cobertura original.

Pela importância para o meio ambiente é considerado Patrimônio Natural da Humanidade e Reserva da Biosfera pela Unesco. Já foram identificadas no bioma 3,5 mil espécies de plantas, 325 peixes, 53 anfíbios, 98 répteis, 656 aves e 159 mamíferos.

Além disso, o Parque Estadual do Pantanal do Rio Negro, criado em 2000, conserva uma área de 78.300 hectares dos municípios de Aquidauana e Corumbá, ambientes representativos e diversificados característicos do Pantanal como lagoas permanentes, cordões de matas e o brejão do Rio Negro, que servem de refúgio e fonte de alimento à fauna local. Essas áreas periodicamente inundadas são consideradas como o berçário dos peixes do Pantanal.

Contudo, apesar da celebração anual, o bioma enfrentou em 2020 um dos piores anos com relação à preservação. De acordo com o monitoramento do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), a área registrou, até o dia 11 de novembro, 21.752 focos de incêndio, que indicam pontos de queimadas.

 

A valorização da cultura tradicional juntamente com o respeito às dinâmicas naturais, aliada ao manejo sustentável da criação de gado são uma alternativa de modelo econômico no Pantanal. A pesca de subsistência é integrada à cultura regional e é importante para as populações ribeirinhas. A pesca esportiva se tornou o principal atrativo do turismo regional, especialmente, no Mato Grosso do Sul. O turismo é outra atividade econômica no Pantanal.

Por Bárbara Castro, Estagiária do Setor Técnico do CRMV/MS.

 


Compartilhe:



Ver mais notícias

Deixe um Comentário








Ver galeria de fotos

Ver galeria de vídeos

Ver galeria de podcasts