06 de Dezembro – Dia da Extensão Rural

Categoria: Acadêmicos, CRMV-MS, Destaques | Publicado em: 06/12/2021

Dia do Extensionista Rural, uma data no qual foi instituída pelo governo federal, em 1948, como forma de homenagear e reconhecer esse importante agente de desenvolvimento rural sustentável. O Extensionista rural é essencial para o fortalecimento do setor agrícola, pois leva as novas tecnologias até o agricultor.

O dia 06 de dezembro foi escolhido pois, em 1948, foi criada a primeira instituição de extensão rural no Brasil, a Associação de Crédito e Assistência Rural (Acar), hoje em dia é denominada por Emater-MG. A data foi criada e oficialmente instituída pela Lei 12.386, no dia 3 de março de 2011, pelo Governo Federal.

Segundo a Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural), no Brasil, há mais de 5 mil unidades de atendimento da Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer) beneficiam mais de 2 milhões de produtores rurais.

Mas o que é a Extensão Rural?

Extensão Rural é um processo cooperativo, baseado em princípios educacionais, que tem por finalidade levar, diretamente, aos adultos e jovens do meio rural, ensinamentos sobre a agricultura, pecuária e economia doméstica, visando modificar hábitos e atitudes da família, nos aspectos técnico, econômico e social, possibilitando-lhe maior produção e melhorar a produtividade, elevando a renda e melhorando seu nível de vida no campo.

O Zootecnista e o médico veterinário são capacitados a auxiliar os produtores e extensionistas a estar sempre buscando qualidade por meio da extensão rural, utilizando técnicas e metodologias, que ajudam o produtor rural a ter uma produção sustentável sob os aspectos ambientais, econômicos e sociais, sempre agregando o conhecimento do técnico e as experiências de anos de trabalho do agricultor.

Por: Bárbara Castro, estagiária do Setor Técnico – CRMV/MS.